quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Intervenções do docente no processo inicial da construção do conceito de número.


 

Tendo em vista as dificuldades que profissionais em fase de formação na área educacional vêm enfrentando para ensinar os alunos das séries iniciais a compreenderem a relação lógica dos números, seus conceitos, interpretações e sua organização. Procuramos com base nas teorias de Vygotsky e Piaget, atender a este público na fomentação dos planejamentos e propostas pedagógicas. Neste contexto, cabe salientar a importância da formação continuada do docente, visando o desenvolvimento e aprendizagem integral dos alunos.

As propostas pedagógicas do professor devem levar em consideração a capacidade de cada criança, assim podemos destacar que as experiências são fundamentais na construção do saber. Segundo Piaget, as relações do objeto desconhecido em contato com os indivíduos faz com que eles formem esquemas de assimilação e acomodação dos objetos aos seus conhecimentos, e sua adaptação dependerá da necessidade e interesse que o objeto despertará no mesmo. Então, para a aprendizagem ocorrer de forma eficaz devemos oportunizar as crianças atividades desafiadoras que estimulem a sua resolução e o processo de internalização.

O ensino aprendizagem da Matemática está diretamente relacionado à aquisição de habilidades linguísticas. As percepções, diferenciações e compreensão das crianças sobre medida, espaço e número apoiam-se em suas vivências com o meio e o ambiente. Com base neste, a valorização dos conhecimentos dos alunos tende a favorecer o processo de construção do saber.

Com o intuito de facilitar a compreensão acerca dos conceitos matemáticos, as atividades ministradas em sala de aula para as séries iniciais devem estar ligadas aos conceitos de seriação, classificação, sequênciação, comparação, quantificação e correspondência. Outro fator de grande relevância na produção e intervenção no ensino para crianças de séries iniciais é a utilização do lúdico nas propostas pedagógicas e execução dos planos de aula, para isso o uso de recursos como, material dourado, tampinhas de garrafa, palitos de picolé, blocos criativos, músicas, vídeos, jogos dentre outros, desperta o interesse das crianças, traz uma aprendizagem prazerosa, fortalece o currículo docente além de fortalecer a operacionalização dos conceitos de adição e subtração. Portanto o docente que está aberto para novas ideias  e as transformações sociais   


Nenhum comentário:

Postar um comentário