Tendo em vista
as dificuldades que profissionais em fase de formação na área educacional vêm
enfrentando para ensinar os alunos das séries iniciais a compreenderem a
relação lógica dos números, seus conceitos, interpretações e sua organização.
Procuramos com base nas teorias de Vygotsky e Piaget, atender a este público na
fomentação dos planejamentos e propostas pedagógicas. Neste contexto, cabe
salientar a importância da formação continuada do docente, visando o
desenvolvimento e aprendizagem integral dos alunos.
As propostas
pedagógicas do professor devem levar em consideração a capacidade de cada
criança, assim podemos destacar que as experiências são fundamentais na
construção do saber. Segundo Piaget, as relações do objeto desconhecido em
contato com os indivíduos faz com que eles formem esquemas de assimilação e
acomodação dos objetos aos seus conhecimentos, e sua adaptação dependerá da
necessidade e interesse que o objeto despertará no mesmo. Então, para a
aprendizagem ocorrer de forma eficaz devemos oportunizar as crianças atividades
desafiadoras que estimulem a sua resolução e o processo de internalização.
O ensino
aprendizagem da Matemática está diretamente relacionado à aquisição de
habilidades linguísticas. As percepções, diferenciações e compreensão das
crianças sobre medida, espaço e número apoiam-se em suas vivências com o meio e
o ambiente. Com base neste, a valorização dos conhecimentos dos alunos tende a
favorecer o processo de construção do saber.
Com o intuito de
facilitar a compreensão acerca dos conceitos matemáticos, as atividades
ministradas em sala de aula para as séries iniciais devem estar ligadas aos
conceitos de seriação, classificação, sequênciação, comparação, quantificação e
correspondência. Outro fator de grande relevância na produção e intervenção no
ensino para crianças de séries iniciais é a utilização do lúdico nas propostas
pedagógicas e execução dos planos de aula, para isso o uso de recursos como,
material dourado, tampinhas de garrafa, palitos de picolé, blocos criativos,
músicas, vídeos, jogos dentre outros, desperta o interesse das crianças, traz
uma aprendizagem prazerosa, fortalece o currículo docente além de fortalecer a
operacionalização dos conceitos de adição e subtração. Portanto o docente que
está aberto para novas ideias e as
transformações sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário