quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Plano de Aula 5 Ano



 

Público-alvo: Crianças de 10 anos

  • Etapa de Ensino: Ensino Fundamental
  • Série/ano turma: 5º ano- Vespertino
  • Nº de alunos: 28 alunos, 15 meninas e 13 meninos

Descrição do perfil da classe: Alunos agitados e participativos.

Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 5hs aula

Tema da aula: Os divisores.

Justificativa:

Tendo em vista a formação e desenvolvimento completo dos alunos, este plano tem a propósito de desenvolver experiências voltadas para a compreensão dos números, MDC, MMC e fração, através de atividades embasadas nos Parâmetros Curriculares.

Disciplina vinculada ao tema: Matemática, Língua Portuguesa e História.

Objetivos pretendidos:

 

·         Rever as ideias de múltiplo e divisor de um número natural

·         Identificar e determinar os divisores e múltiplos de um número natural;

·          Rever a ideia de MMC e MDC ;

·          Identificar um número primo ;

·          Rever a ideia de decomposição em fatores primos;

·         Desenvolver a ideia de fração como quociente;

·         Representar a parte pintada de uma figura por uma fração;

·          Resolver atividades envolvendo números racionais na forma fracionária;

·         Compreender o processo de como calcular fração de uma quantidade;

·         Resolver problemas que envolvam frações de uma quantidade.

Conteúdo:

·         MMC, MDC e Fração.

 

Situação didática:

  • Passo 1

 

Rever o conceito de frações e divisores;

Demonstrar que podemos encontrar a fração de uma quantidade utilizando processos de divisão e multiplicação.

·         Passo 2

 

Atividades de revisão no caderno

 

Como sabemos, a mão-de-obra africana foi introduzida no Brasil como escrava para suprir as necessidades da lavoura canavieira.

Os africanos tiveram um papel muito importante na história do Brasil.

Sobre o assunto “A escravidão dos africanos”, responda às questões a seguir.

1) Entre 1530 e 1850, chegaram ao Brasil milhares de pessoas vindas de diferentes lugares do continente Africano.

 

Observando atentamente os números que apareceram na afirmação acima, decomponha-os em fatores primos.

2) Calcula-se que, num período de 300 anos, milhares de africanos entraram no Brasil.

 

De acordo com essa afirmação, a forma fatorada corretado número em destaque é

a. ( ) 2 x 3 x 5 x 5 x 2

b. ( ) 2 x 2 x 5 x 5 x 3

c. ( ) 2 x 2 x 5 x 3 x 5

d. ( ) 2 x 2 x 3 x 5 x 5

 

3) Os africanos foram transportados da África para o Brasil em navios, que receberam o nome de “Navios Negreiros”. Estes, transportavam em média, cerca de 400 a 700 africanos por viagem, de acordo com o tamanho do navio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário